Como aproveitar ao máximo a sua terapia?
- Giovana Quadros
- 25 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Você deu o primeiro passo e iniciou a terapia. Agora, está se perguntando como pode aproveitar ao máximo esse processo? Vou compartilhar algumas dicas e orientações que, como psicóloga, acredito firmemente que farão uma diferença positiva na sua psicoterapia.
Lembre-se: o sucesso da terapia depende tanto das técnicas utilizadas pelo psicólogo quanto do comprometimento do paciente com as atividades propostas.

Dicas para um bom processo terapêutico:
Compromisso Regular: Compareça às sessões de terapia conforme o combinado. A consistência ajuda a manter o progresso e a construir confiança na relação terapêutica. Eu sei que, às vezes, surgem compromissos de última hora ou até mesmo um desânimo para ir às sessões, mas uma boa terapia necessita de uma frequência consistente.
Afinal, se considerarmos que vamos ao psicólogo apenas uma vez por semana, imagine quantas informações preciosas ou situações importantes poderíamos perder a oportunidade de discutir? Então, trate seu dia e horário de terapia como momentos sagrados e mantenha a assiduidade.
Execução das Tarefas: Realize as atividades e exercícios sugeridos pelo terapeuta. Essas tarefas são projetadas para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e no alcance dos seus objetivos terapêuticos. Quando falo em tarefas, também me refiro a orientações como "pense um pouco nisso durante a semana", "tente observar mais suas emoções e pensamentos nos próximos dias" ou "experimente fazer tal coisa esta semana para discutirmos na próxima sessão".
Todos esses planejamentos e combinados são importantes para a psicoterapia. Eles permitem que você leve a sessão para a sua semana, além daqueles 50 minutos com o psicólogo.
Comunicação Aberta: Mantenha uma comunicação franca com seu terapeuta. Se algo não estiver funcionando para você ou se tiver dúvidas sobre o processo terapêutico, não hesite em compartilhar suas preocupações. O terapeuta pode ajustar as abordagens para melhor atender às suas necessidades específicas.
Frases como "não gostei quando meu psicólogo me falou isso", "não entendi muito bem o que ele quis dizer com x", ou "me senti um pouco mal na sessão" são perfeitamente válidas.
Sei que às vezes podemos ter pensamentos de não querer magoar, de não incomodar ou de simplesmente deixar passar. Mas entenda que esse espaço é seu, e você tem o direito de expressar suas opiniões ao psicólogo.
Além disso, tudo o que você leva para a sessão é conteúdo terapêutico! Isso significa que pode ser utilizado para melhor exploração da sua queixa, para entender como você percebe as relações, e como você lida com problemas e situações desagradáveis. Por último, uma comunicação honesta favorece um bom relacionamento e vínculo terapêutico.
Sem Medo de Perguntar: Não tenha receio de fazer perguntas ou expressar suas dúvidas. Entender completamente o que está acontecendo na terapia pode ajudar você a se sentir mais confortável e engajado no processo.
Se algo não estiver claro, como uma técnica utilizada, uma interpretação feita pelo terapeuta, ou até mesmo o propósito de uma tarefa específica, pergunte.
Fazer perguntas não só melhora sua compreensão, mas também demonstra seu interesse e comprometimento com o processo terapêutico.
Por exemplo, se você não entender um conceito que o terapeuta mencionou, pergunte: "Pode explicar isso de uma maneira diferente?" ou "Como isso se aplica à minha situação?". Se sentir que não está progredindo, compartilhe essa preocupação: "Sinto que não estou avançando, há algo que eu possa fazer de diferente?".
Lembre-se de que o terapeuta está ali para ajudar você e que a terapia é um espaço seguro para explorar todas as suas dúvidas e preocupações. Perguntar pode abrir novas perspectivas e caminhos para o seu desenvolvimento pessoal.
Acredito que se você colocar em prática essas orientações, conseguirá não apenas aproveitar ao máximo a sua terapia, mas também transformar cada sessão em uma oportunidade valiosa para o seu desenvolvimento pessoal.
Ao dedicar-se às atividades sugeridas, manter uma comunicação aberta e regular com seu terapeuta, e não hesitar em questionar e expressar suas dúvidas, você estará fortalecendo não apenas sua compreensão do processo terapêutico, mas também o vínculo com seu psicólogo.
Isso não só potencializa os benefícios da terapia, mas também promove um ambiente propício para explorar e resolver questões profundas.
Comments